Há uma grande diferença entre praticar uma religião e experimentar um relacionamento com Deus. Há uma grande diferença entre religião e salvação. Há muitas religiões, mas um só Deus e um só Evangelho. Religião vem dos homens; "O Evangelho é o poder de Deus para a salvação por meio de Jesus Cristo". Religião é o ópio do povo; Salvação é presente de Deus ao homem perdido. Religião é história do homem pecador que precisa fazer alguma coisa para o seu deus imaginado. O Evangelho nos diz o que o Deus Santo fez pelo homem pecador. Religião procura um deus; O Evangelho é a Boa Nova de que Jesus Cristo procura o homem que se encontra no caminho errado. "Porque o Filho do Homem veio salvar o que se havia perdido" (Mateus 18:11). O Evangelho muda o ser humano por dentro por meio da presença do Espírito Santo de Deus em seu coração. Nenhuma religião tem um salvador ressuscitado, que perdoa os pecados e dá vida eterna, pois só Jesus Cristo venceu a morte. Por isso, dirija-se só a Jesus Cristo. Ele é o único que pode perdoar os seus pecados e lhe dar vida nova nesta vida e vida eterna no reino de Deus. "Crê no Senhor Jesus, e serás salvo" (Atos 16:31). "E o sangue de Jesus , Seu Filho, nos purifica de todo o pecado" (I João 1:7). Receba a Jesus AGORA em seu coração como seu Salvador e como único Senhor de sua vida. "Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações"; "Hoje é o dia da Salvação". E depois de aceitar a Cristo Ele diz: "Se me amais, guardai os meus mandamentos" (João 14:15). "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor" (João 15:10). "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele" (João 14:21).

Pesquisar No Blog:

Estudo Bíblico Sobre o Salmo 91 - Versos 15 e 16

 

Estudo Bíblico: Salmo 91:15-16



Texto-base:


1. Introdução ao Texto

Os versículos finais do Salmo 91 trazem uma conclusão grandiosa e pessoal à mensagem de proteção e cuidado divinos. Aqui, Deus fala diretamente sobre o relacionamento íntimo com aqueles que O amam e confiam Nele. Ele promete Sua presença, resposta às orações, livramento, honra, vida longa e salvação eterna.


2. Análise Versículo por Versículo

Versículo 15: “Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia, livrá-lo-ei e o glorificarei.”

  1. “Ele me invocará, e eu lhe responderei”:

  2. “Estarei com ele na angústia”:

  3. “Livrá-lo-ei e o glorificarei”:


Versículo 16: “Fartá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação.”

  1. “Fartá-lo-ei com longevidade”:

  2. “E lhe mostrarei a minha salvação”:


3. Temas Teológicos e Doutrinários

  1. A Resposta de Deus às Orações:

  2. A Presença de Deus na Angústia:

  3. Promessa de Salvação e Vida Eterna:


4. Exemplos Bíblicos

  1. Davi e Suas Orações Respondidas (1 Samuel 30:8):

  2. Daniel na Cova dos Leões (Daniel 6:22):

  3. Os Apóstolos no Cárcere (Atos 16:25-26):


5. Aplicações Práticas

  1. Clamar a Deus com Confiança:

  2. Reconhecer a Presença de Deus nos Desafios:

  3. Viver com Propósito e Esperança:


6. Reflexões Espirituais

  1. Você tem buscado a Deus com confiança, sabendo que Ele ouve suas orações?
  2. Como você reconhece a presença de Deus em meio às suas lutas e desafios?
  3. Sua vida reflete gratidão pela promessa de salvação e vida eterna?

7. Conclusão

O Salmo 91:15-16 encerra este salmo com uma poderosa mensagem de esperança, afirmando que Deus é um refúgio seguro para aqueles que O amam. Ele garante resposta às orações, livramento em tempos de dificuldade, bênçãos em abundância e, acima de tudo, a revelação da salvação.

Que possamos viver na confiança e no amor a Deus, certos de Suas promessas eternas, e com corações gratos por Sua fidelidade e salvação em Cristo Jesus.

Oração Inspirada no Salmo 91:15-16

Senhor, confio na Tua presença constante. Em meio às angústias, sei que não estou só, pois Tu estás comigo, fortalecendo-me e me guiando com Tua luz. Glorifico o Teu nome, pois somente Tu és digno de toda honra e louvor.

Obrigado, Pai, por prometer-me uma vida plena e significativa. Reconheço que a verdadeira longevidade é viver em comunhão contigo e que a maior bênção é contemplar a Tua salvação. Que minha vida seja um reflexo da Tua graça e que eu proclame Tua fidelidade por onde eu passar.

Em nome de Jesus, meu Salvador e Redentor, eu oro. Amém.

Nenhum comentário: