Há uma grande diferença entre praticar uma religião e experimentar um relacionamento com Deus. Há uma grande diferença entre religião e salvação. Há muitas religiões, mas um só Deus e um só Evangelho. Religião vem dos homens; "O Evangelho é o poder de Deus para a salvação por meio de Jesus Cristo". Religião é o ópio do povo; Salvação é presente de Deus ao homem perdido. Religião é história do homem pecador que precisa fazer alguma coisa para o seu deus imaginado. O Evangelho nos diz o que o Deus Santo fez pelo homem pecador. Religião procura um deus; O Evangelho é a Boa Nova de que Jesus Cristo procura o homem que se encontra no caminho errado. "Porque o Filho do Homem veio salvar o que se havia perdido" (Mateus 18:11). O Evangelho muda o ser humano por dentro por meio da presença do Espírito Santo de Deus em seu coração. Nenhuma religião tem um salvador ressuscitado, que perdoa os pecados e dá vida eterna, pois só Jesus Cristo venceu a morte. Por isso, dirija-se só a Jesus Cristo. Ele é o único que pode perdoar os seus pecados e lhe dar vida nova nesta vida e vida eterna no reino de Deus. "Crê no Senhor Jesus, e serás salvo" (Atos 16:31). "E o sangue de Jesus , Seu Filho, nos purifica de todo o pecado" (I João 1:7). Receba a Jesus AGORA em seu coração como seu Salvador e como único Senhor de sua vida. "Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações"; "Hoje é o dia da Salvação". E depois de aceitar a Cristo Ele diz: "Se me amais, guardai os meus mandamentos" (João 14:15). "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor" (João 15:10). "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele" (João 14:21).

Pesquisar No Blog:

Daniel 10 - Leitura, Estudo e Reflexão



Daniel10


1 No terceiro ano de Ciro, rei da Pérsia, Daniel, chamado Beltessazar, recebeu uma revelação. A mensagem era verdadeira e falava de uma grande guerra. E numa visão veio-lhe o entendimento da mensagem.
2 Naquela ocasião eu, Daniel, passei três semanas chorando.
3 Não comi nada saboroso; carne e vinho nem provei; e não usei nenhuma fragrância perfumada, até se passarem as três semanas.
4 No vigésimo quarto dia do primeiro mês, estava eu de pé junto à margem do grande rio, o Tigre.
5 Olhei para cima, e diante de mim estava um homem vestido de linho, com um cinto de ouro puríssimo na cintura.
6 Seu corpo era como o berilo, o rosto como o relâmpago, os olhos como tochas acesas, os braços e pernas como o reflexo do bronze polido, e a sua voz era como o som de uma multidão.
7 Somente eu, Daniel, vi a visão; os que me acompanhavam nada viram, mas apoderou-se deles tanto pavor que eles fugiram e se esconderam.
8 Assim fiquei sozinho, olhando para aquela grande visão; fiquei sem forças, muito pálido, e quase desfaleci.
9 Então eu o ouvi falando, e, ao ouvi-lo, caí prostrado, rosto em terra, e perdi os sentidos.
10 Em seguida, a mão de alguém tocou em mim e me pôs sobre as minhas mãos e os meus joelhos vacilantes.
11 E ele disse: "Daniel, você é muito amado. Preste bem atenção ao que vou lhe falar; levante-se, pois eu fui enviado a você". Quando ele me disse isso, pus-me de pé, tremendo.
12 E ele prosseguiu: "Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas.
13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de prosseguir ali com os reis da Pérsia.
14 Agora vim explicar-lhe o que acontecerá ao seu povo no futuro, pois a visão se refere a uma época futura".
15 Enquanto ele me dizia isso, prostrei-me, rosto em terra, sem conseguir falar.
16 Então um ser que parecia homem tocou nos meus lábios, e eu abri a minha boca e comecei a falar. Eu disse àquele que estava de pé diante de mim: Estou angustiado por causa da visão, meu senhor, e quase desfaleço.
17 Como posso eu, teu servo, conversar contigo, meu senhor? Minhas forças se foram, e mal posso respirar.
18 O ser que parecia homem tocou em mim outra vez e me deu forças.
19 Ele disse: "Não tenha medo, você, que é muito amado. Que a paz seja com você! Seja forte! Seja forte! " Ditas essas palavras, senti-me fortalecido e disse: "Fala, meu senhor, visto que me deste forças".
20 Então ele me disse: "Você sabe por que vim? Vou ter que voltar para lutar contra o príncipe da Pérsia, e, logo que eu for, chegará o príncipe da Grécia;
21 mas antes lhe revelarei o que está escrito no Livro da Verdade. E nessa luta ninguém me ajuda contra eles, senão Miguel, o príncipe de vocês,
DANIEL, UM FILHO DE MIGUEL 

DANIEL 10 

INTRODUÇÃO 
Daniel 10.1 “No ano terceiro de Ciro, rei da Pérsia, foi revelada uma palavra a Daniel, cujo nome se chama Beltessazar , uma palavra verdadeira concernente a um grande conflito; e ele entendeu esta palavra, e teve entendimento da visão”. Daniel recebe esta revelação no ano 536-535 a.C, quando o povo já está de volta à terra prometida, e começou a restaurar o templo em Jerusalém, o que indica que a oração do capítulo 9 já tinha começado a ser respondida. D. Ford disse: “assim começa nosso capítulo no momento do novo início de Israel. Os 70 anos de punição se passaram e um novo começo está ocorrendo em Jerusalém”. Então, vamos mostrar que este capítulo está intimamente relacionado com o cumprimento de Dan. 8.14, mostrando que o contexto histórico serve de base ao cumprimento escatológico (futuro), mas com a restauração espiritual de Israel. Mas a angústia de Daniel implica que os judeus que voltaram para Jerusalém já estavam vivendo em tempos turbulentos de oposição à restauração do templo (Dan. 9.25b). A menção de Ciro faz alusão à promessa de restauração que acompanha o seu nome (Isa. 44.28-45.1). Isaías chamou-o de Messias ou Ungido, que é um tipo do Messias, que irá restaurar e libertar o povo santo definitivamente. Neste capítulo, Daniel terá o privilégio de ver o próprio Messias, o libertador de seu povo em glória. A oração de Dan. 9.3-19 trouxe a explicação da primeira parte dos 2.300 dias (70 semanas, 9.24-27) referente a Ciro o libertador. A oração do capítulo (10) traz a revelação da última parte dos 2300 dias, cujo libertador é o Próprio Miguel (Dan. 11-12). A primeira frase é descrita com mais detalhes do que a revelação (Dan. 9); mas este último é descrito com menos detalhes do que a revelação (Dan.10). 

I. DIANTE DO DESCONHECIDO: SILÊNCIO E DEPENDÊNCIA DE DEUS 
“Naqueles dias eu, Daniel, estava pranteando por três semanas inteiras. Nenhuma coisa desejável comi, nem carne, nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com unguento, até que se cumpriram as três semanas completas”. Daniel estava “angustiado” ou de “luto” pela situação que existia em Jerusalém, ele tinha influência com o rei persa, e era o judeu que tinha a posição mais elevada no império, no entanto Daniel chama diretamente Deus, o Rei dos reis, ele sabe que precisa fazer alguma coisa para o seu povo e que se não fizer a história pode ser diferente, de modo que Daniel sabe que a oração pode mudar o curso da história humana e do indivíduo. Daniel é o judeu mais próximo do rei, mas qualquer filho de Deus está mais perto de Deus do que qualquer monarca terreno. A penitência de Daniel durou três semanas inteiras, não consentiu comer iguarias, carne, vinho, nem perfumar-se “quatro coisas relacionadas com a alegria de dias festivos”, esta linguagem refere-se ao Dia da Expiação, um dia de luto e jejum, além de outros detalhes do capítulo. Deve ter sido doce para Daniel, depois de procurar o entendimento a respeito do Tempo de Dan. 8.14 e fazer parte do movimento que viu o lançamento do remanescente da Babilônia para restaurar o templo. Mas agora é muito amarga a decepção de ver que o que eles pensavam realizar fácil e rapidamente foi detido pelos inimigos de seu povo. Daniel relaciona isso ao seu entendimento, acha que algo não foi compreendido, o que motiva a sua oração e jejum no CAP. 10. A experiência de Daniel, como a de João que come o pequeno livro doce que azedou depois em sua barriga (Apoc. 10.8-10), é uma antecipação do que vai experimentar o remanescente escatológico que iria restaurar o verdadeiro plano de salvação centrado em Cristo e sua obra no verdadeiro santuário celestial. 

II. UMA VISÃO INQUIETANTE (MIGUEL) (VERS. 4-8): 
“No dia vinte e quatro do primeiro mês, estava eu à borda do grande rio, o Tigre levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho e os seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz;. o seu corpo era como o berilo, e o seu rosto como um relâmpago; os seus olhos eram como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés como o brilho de bronze polido; e a voz das suas palavras como a voz duma multidão. Ora, só eu, Daniel, vi aquela visão; pois os homens que estavam comigo não a viram: não obstante, caiu sobre eles um grande temor, e fugiram para se esconder. Fiquei, pois, eu só a contemplar a grande visão, e não ficou força em mim; desfigurou-se a feição do meu rosto, e não retive força alguma” (Daniel 10:4-8). A menção do dia vinte quatro do primeiro mês (11 de maio de 535 a.C.) Implica que a Páscoa do dia 14 e a semana dos pães sem levedura do dia 15-21 foram parte do jejum de Daniel. Alguns estudiosos acreditam que a menção do dia 24, em resposta à sua oração e jejum implica que as três semanas de jejum começou no quarto dia do mês e como para os judeus, as semanas completas começavam a partir do primeiro dia da semana e terminava no sábado, sugere que Daniel recebeu a revelação do “grande conflito” em um sábado, o que se pode confirmar com o calendário gregoriano moderno já que 11 de maio de 535 foi um sábado. As características deste ser celestial estão associadas com a do ser visto por Ezequiel 1.14-28, cuja presença também é descrito como um “relâmpago” (1.14), o “berilo” (1.16), o “bronze polido” (1, 7, 27), o “fogo” (1.13, 27) e da voz “como uma multidão” (1.24), que Ezequiel identifica como “visão [mar’eh] da semelhança da glória do Senhor” (1.28), diante de quem Ezequiel cai sobre seu rosto, se fortalece e recebe uma “audição” (Eze. 2.1-3). Esta manifestação divina antecipa a Daniel, como fez com Ezequiel, que a explicação que vem (caps.11-12) dos 2.300 dias está relacionado com o dia em que a glória de Deus foi vista sobre a Arca no Dia da Expiação. O linho fino usado pelo homem celestial é o vestido comum dos sacerdotes e o sumo sacerdote no Dia da Expiação (Lev. 16.4) ), mas o cinto de ouro descarta aos sacerdotes, portanto, o Ser visto por Daniel não é outro senão o grande Sumo Sacerdote no Dia da Expiação antitípico da Expiação ou juízo final. Em Apocalipse, onde o mesmo ser divino que aparece na última revelação a Daniel volta a aparecer na primeira revelação a João. Todos os teólogos consultados concordam que as características do ser de Dan. 10 são as mesmas do ser de Apoc. 1.13-16, onde viu a um “semelhante ao Filho do homem, vestido de uma roupa até aos pés, e cingido com um cinto de ouro no peito. Sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve; seus olhos eram como chama de fogo. Seus pés eram como bronze polido brilhante em uma fornalha, e a sua voz como o som de muitas águas. Na mão direita ele segurava sete estrelas; da sua boca saía uma espada afiada de dois gumes, e seu rosto era como o sol que brilha com toda sua força”. A frase traduzida como “roupa que chegava aos pés” na versão JFA, é podéres em grego, que é usado na versão grega do Antigo Testamento (LXX) para o vestido do sumo sacerdote (Éxo. 25.6, 7, 28.4) O ‘Varão’ da visão de Daniel, O guerreiro sobrenatural de Josué e o Sumo Sacerdote celestial de Daniel 8 são a mesma pessoa”, adicione a isso também o “Filho do Homem” de Dan. 7 e Apoc. 1. 

III. MIGUEL VENCE O GRANDE CONFLITO 
Se a primeira parte da profecia dos 2300 anos, as 70 semanas, mostram o começo da história do conflito na última parte da história da humanidade . Então o capítulo 10 nos fala do último período da profecia . De acordo a Daniel 10:13, “Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu durante vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda, pois eu fui impedido de continuar ali com os reis da Pérsia.” O “príncipe do reino da Pérsia” e “os reis da Pérsia” do vers. 13 não são os mesmos, são reis humanos que reinam visivelmente sobre o império, mas o Príncipe da Pérsia é o príncipe das trevas, um ser espiritual que enfrenta a Gabriel, outro ser espiritual. Vinte e um dias esteve em frente a Gabriel impedindo-o que chegasse a Daniel para responder a sua oração. Daniel orou para que o rei persa, Ciro, não detivesse a restauração do templo judaico, mas por trás dele estava o príncipe que governava em seu trono invisível, por isso a decisão do rei estava sendo influenciada por Satanás. Como dissemos a tradução literal de Dan. 10.14 deveria ser “Porque a visão ainda [será] por dias” ou “porque a visão todavia durará por muitos dias”, o que sugere que os 2.300 dias, cuja a primeira parte já foi explicada a Daniel nas 70 semanas ou 490 dias atingindo a primeira vinda do Messias e seu sacrifício vicário, ainda deve continuar por muitos dias. 

IV. O PRÍNCIPE DO EXÉRCITO É MIGUEL: 
Miguel só é mencionado pelo nome na última visão de Daniel (10-12) em Apocalipse 12, Jud.9 e nos três livros ele é descrito como: (a) um ser celestial (não humano), (b) comandando os exércitos de anjos e seres humanos leais a Deus, (c) lutando contra Satanás, (d), e sempre saindo vitorioso. Em Daniel é chamado de “Príncipe” (em hebraico SAR), além de “Príncipe” (em hebraico Naguid) de Dan. 9.25 e 11.22, a quem é descrito padecendo em contraste com Miguel que sempre está triunfando. Lembre-se também que este SAR celeste foi visto e adorado por Josué (Jos. 5.13-15). O NT chama Miguel de “Arcanjo” (Jud.9), isso coincide com Daniel, pois um Arcanjo significa chefe ou General ou Príncipe dos anjos. Jesus comanda os anjos do céu.

CONCLUSÃO 
A oração simples de um ancião mudou o curso da história, mobilizou o exército celestial, e produziu uma batalha com repercussões cósmicas. Não é verdade o que alguns dizem “não importa se oramos ou não, afinal Deus sabe de tudo e sempre fará a sua vontade.” Deus permite que o mal impere, a não ser que os filhos de Deus orem. Miguel que significa: Quem é semelhante a Deus? já ganhou a batalha contra satanás e contra o pecado. Muito em breve sairá do santuário celestial para buscar seus filhos e filhas. Aquele que o aceita e se compromete a viver uma vida ao seu lado também é um vencedor. Todo aquele que aceita a justiça de Cristo, se torna um soldado de Miguel e herdeiro do Reino de Deus . Você aceita?

Fonte: Estudos Sobre Daniel

DANIEL 10 - Comentário devocional:
Neste capítulo, é a vez de Daniel ter uma visão da glória de Deus, à semelhança de Ezequiel (Ez. 1). Na Bíblia, a glória de Deus sempre se manifesta quando o Senhor tem algo muito importante a revelar. Nos cap. 11 e 12, de fato, Deus revela a Seu servo fatos importantes que envolverão Seu povo.
A presença poderosa do Rei do universo é majestosa demais para que mortais suportem permanecer na sua presença. Mesmo sem ver o que acontecia, os companheiros de Daniel fugiram, amedrontados (v. 7), e Daniel, que teve um vislumbre da glória divina, caiu desfalecido. Somente a força concedida através do mensageiro celestial o pôde suster naquele momento (v. 8 e 9).
Após orar e jejuar durante três semanas inteiras (v. 2 e 12), Daniel recebe o mensageiro Gabriel que lhe diz que suas palavras, ditas em espírito de humildade, foram ouvidas no Céu desde que ele iniciara a sua oração. Que maravilha saber que nossas orações são ouvidas pelo Pai no mesmo momento que as iniciamos! Jamais saberemos neste mundo as forças espirituais que as nossas orações moveram em favor de quem intercedemos.
Gabriel revela que desde o momento do início da oração de Daniel, ele viera atuar sobre o rei da Pérsia, mas durante estes 21 dias, o ”príncipe da Pérsia” lhe havia resistido, com tanta intensidade que foi necessário que Miguel, o “Príncipe dos exércitos do Céu” (v. 13, Clear Word), ou seja, o próprio Cristo viesse ajudá-lo a conseguir a vitória.
A citação da expressão “príncipe da Pérsia” em oposição ao “Príncipe dos exércitos do Céu” revela a guerra espiritual que se trava nos bastidores dos poderes governantes terrenos. Alguma decisão muito importante que envolvia o povo de Deus estava nas mãos de Ciro, provavelmente a retenção do povo de Deus na Babilônia ou a proibição da reconstrução do templo e dos muros de Jerusalém. 
“Durante três semanas Gabriel se empenhou em luta contra os poderes das trevas, procurando conter as influências em operação na mente de Ciro. […] Tudo que o Céu podia fazer em favor do povo de Deus foi feito. A vitória foi finalmente ganha; as forças do inimigo foram contidas todos os dias de Ciro e todos os dias de seu filho Cambises” (PR, 572).
Gabriel ainda diz que quando a influência divina fosse retirada de sobre os governantes persas, viria o príncipe da Grécia (v. 20). As forças do mal agiriam, trazendo a ruína aos persas, através de Alexandre, o líder dos exércitos grecomacedônicos.
Deus respeita a decisão dos homens em rejeitar a Sua influência. Mas quando Seu povo, como Daniel, intercede com espírito humilde, todo o Céu trabalha em seu favor.

Oração:
Senhor,
Nestes dias decisivos em que vivemos, em que impérios resistem ao Teu amor, vemos já Seu povo sendo perseguido por amor de Ti. Mantenha-nos obedientes firmes à Tua vontade manifesta em Tua Palavra e derrama em grande intensidade o Teu Espírito sobre este mundo carente do Teu amor, a começar por nós. Em humildade de coração pedimos. Amém.

Comentários pastor Heber sobre Daniel 10
Daniel é um livro de oração, porque quem o escreveu viveu em oração. Se as pessoas soubessem o efeito da oração, dedicariam a vida a essa ação. Há um grande conflito entre o bem e o mal, precisamos da oração para promover o bem.
Em seu extraordinário livro Arilton Oliveira chama-nos a atenção para tal conflito: “O texto bíblico deixa claro que por traz do rei da Pérsia estava o príncipe do mal, Satanás, que deseja interferir nos planos de Deus. Neste ‘grande conflito’ Daniel ‘viu’ uma luta muito intensa. De um lado estava um ‘anjo mau’ agindo para frustrar os desígnios divinos, e do outro, possivelmente o anjo Gabriel…”.
Consequentemente, “para ter vitória nesse conflito precisamos nos entregar à oração, ao jejum, ao pranto e ao quebrantamento. Precisamos discernimento para entender a luta que se trava no mundo visível”, comenta Hernandes Dias Lopes. Nosso capítulo de estudo, pode ser assim divido:
1. A importância do jejum para a vida espiritual (vs. 1-3);
2. Jesus Se revela àquele que jejua (vs. 4-6);
3. Quem ora recebe explicação, outros não (v. 7);
4. A presença de Jesus impressiona (vs. 8-9);
5. Quem ora recebe conforto do Céu (vs. 10-11);
6. O anjo Gabriel vem do Céu a Terra para auxiliar a quem ora (vs. 12-14);
7. Humildade caracteriza quem experimenta a presença do ser celestial (vs. 15-17);
8. Gabriel fortalece àquele que ora por discernimento espiritual (vs. 18-21).

Precisamos aprender pelo exemplo de Daniel a enfrentar com oração todos os nossos problemas. Reclamando, culpando, criticando ou com arrogância, estupidez e grosseria não é característica de verdadeiros filhos amados de Deus.
Precisamos entender que a oração é fundamental para que a atuação de Deus nos alcance; não que Deus dependa de nossas orações para agir, é por meio dela que demonstramos às hostes satânicas que pertencemos a Deus. Quando oramos e jejuamos damos total liberdade para Deus agir contra Satanás que nos assedia.
Deus entra nessa luta universal para valer. Ele nunca perde nenhuma batalha. Jesus veio ao mundo, lutou, sangrou, e, morreu; porém, ressuscitou, pois Ele é mais poderoso que Satanás e mais forte que a morte. Sua vitória é eficaz, e, nossa única segurança e esperança de vencer. [Fonte: Reavivados Pela Palavra]


Nenhum comentário: