Há uma grande diferença entre praticar uma religião e experimentar um relacionamento com Deus. Há uma grande diferença entre religião e salvação. Há muitas religiões, mas um só Deus e um só Evangelho. Religião vem dos homens; "O Evangelho é o poder de Deus para a salvação por meio de Jesus Cristo". Religião é o ópio do povo; Salvação é presente de Deus ao homem perdido. Religião é história do homem pecador que precisa fazer alguma coisa para o seu deus imaginado. O Evangelho nos diz o que o Deus Santo fez pelo homem pecador. Religião procura um deus; O Evangelho é a Boa Nova de que Jesus Cristo procura o homem que se encontra no caminho errado. "Porque o Filho do Homem veio salvar o que se havia perdido" (Mateus 18:11). O Evangelho muda o ser humano por dentro por meio da presença do Espírito Santo de Deus em seu coração. Nenhuma religião tem um salvador ressuscitado, que perdoa os pecados e dá vida eterna, pois só Jesus Cristo venceu a morte. Por isso, dirija-se só a Jesus Cristo. Ele é o único que pode perdoar os seus pecados e lhe dar vida nova nesta vida e vida eterna no reino de Deus. "Crê no Senhor Jesus, e serás salvo" (Atos 16:31). "E o sangue de Jesus , Seu Filho, nos purifica de todo o pecado" (I João 1:7). Receba a Jesus AGORA em seu coração como seu Salvador e como único Senhor de sua vida. "Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações"; "Hoje é o dia da Salvação". E depois de aceitar a Cristo Ele diz: "Se me amais, guardai os meus mandamentos" (João 14:15). "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor" (João 15:10). "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele" (João 14:21).

Pesquisar No Blog:

Estudos Bíblicos Para o Século 21: A Proteção e o Cuidado de Deus

Sob as Asas do Altíssimo: A Profunda Proteção e o Cuidado Inabalável de Deus


Introdução

A proteção e o cuidado de Deus são temas centrais nas Escrituras, expressando o relacionamento entre o Criador e Suas criaturas. O cuidado divino não é apenas um conceito teológico abstrato, mas uma realidade experiencial para aqueles que depositam sua fé em Deus. Neste estudo, vamos explorar como a Bíblia revela esse cuidado, tanto em promessas específicas quanto em relatos históricos de proteção divina, analisando passagens que mostram a fidelidade de Deus em cuidar dos Seus.

1. A Promessa da Proteção Divina: Salmo 91

O Salmo 91 é talvez o texto mais conhecido sobre a proteção divina. Este salmo retrata a segurança daqueles que confiam no Senhor:

"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará" (Salmo 91:1, ARA).

Este versículo mostra que a proteção de Deus é para aqueles que habitam em Sua presença. A palavra “esconderijo” simboliza um lugar de refúgio e segurança. Habitar nesse lugar exige um relacionamento contínuo e íntimo com Deus, onde a confiança em Seu cuidado é a base dessa proteção. Mais adiante, o salmo traz promessas como:

"Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos" (Salmo 91:11, ARA).

Essa promessa destaca a provisão de Deus, enviando Seus anjos para cuidar daqueles que são Seus. A presença dos anjos reflete o cuidado divino nos mínimos detalhes da vida dos crentes, garantindo proteção em todos os caminhos.

2. O Cuidado Providencial de Deus: Mateus 6:25-34

No Novo Testamento, Jesus ensina sobre a confiança no cuidado providencial de Deus em Mateus 6:25-34. Ele instrui seus seguidores a não se preocuparem com as necessidades básicas da vida, como comida, bebida e vestimenta:

"Por isso vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que as vestes?" (Mateus 6:25, ARA).

Jesus aponta para a criação como evidência do cuidado de Deus. Ele menciona os pássaros do céu, que não semeiam nem colhem, e os lírios do campo, que não trabalham nem fiam, mas são providos de beleza e sustento. Se Deus cuida das aves e dos lírios, quanto mais Ele cuidará dos Seus filhos! A confiança em Deus é o fundamento para viver sem ansiedade, reconhecendo que Ele é o provedor de tudo.

3. Proteção em Tempos de Tribulação: Salmo 23

O Salmo 23 é uma declaração poderosa do cuidado pessoal de Deus em tempos de adversidade. O salmista Davi usa a metáfora do “Senhor como pastor”, ilustrando a forma como Deus guia e protege Seu povo:

"O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam" (Salmo 23:1-4, ARA).

Aqui, a vara e o cajado são símbolos de proteção e direção. O vale da sombra da morte representa os momentos mais difíceis da vida, mas mesmo nesses momentos, o salmista declara sua confiança na presença e no cuidado de Deus. A paz que Davi experimenta não é baseada nas circunstâncias externas, mas na certeza da presença de Deus.

4. O Cuidado de Deus em Meio à Tempestade: Marcos 4:35-41

A narrativa em Marcos 4:35-41, onde Jesus acalma a tempestade, é outro exemplo do cuidado divino em tempos de crise. Os discípulos, estando em um barco no Mar da Galileia, enfrentam uma grande tempestade e, temerosos, despertam Jesus que estava dormindo:

"Mestre, não te importa que pereçamos?" (Marcos 4:38, ARA).

Jesus levanta-se e ordena ao vento e ao mar que se acalmem, e assim o faz. Esta passagem revela duas lições principais: a capacidade de Jesus de proteger seus discípulos em meio ao perigo e a necessidade de confiança, mesmo quando parece que Deus está “dormindo” diante das nossas dificuldades. Ao repreender o vento, Jesus também repreende a falta de fé dos discípulos:

"Por que sois assim tímidos? Ainda não tendes fé?" (Marcos 4:40, ARA).

A tempestade representa os desafios da vida, mas a presença de Cristo nos dá a certeza de que, no momento certo, Ele trará paz e livramento.

5. O Cuidado de Deus Manifesto em Jesus Cristo: João 10:11-15

Jesus se autodenomina o "Bom Pastor" em João 10, ilustrando Seu compromisso com o cuidado das Suas ovelhas:

"Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas" (João 10:11, ARA).

Aqui, o cuidado de Deus se manifesta de maneira suprema na pessoa de Jesus Cristo. O verdadeiro pastor não apenas cuida de suas ovelhas cotidianamente, mas está disposto a sacrificar sua própria vida por elas. Este sacrifício é a expressão máxima do amor e proteção divinos. Jesus nos protege não só de perigos físicos ou temporais, mas da condenação eterna, ao dar Sua vida pela redenção da humanidade.

6. A Proteção Contra as Forças Espirituais: Efésios 6:10-18

O cuidado de Deus também se estende à proteção espiritual. Em Efésios 6:10-18, Paulo exorta os crentes a se vestirem com a "armadura de Deus" para resistirem às investidas do maligno. Ele menciona a importância de estarmos fortalecidos no Senhor e de usarmos todos os recursos que Ele nos dá para nos protegermos das forças espirituais do mal:

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as ciladas do diabo" (Efésios 6:11, ARA).

Essa proteção divina envolve tanto a defesa (o escudo da fé, o capacete da salvação) quanto a ação ofensiva (a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus). Deus não apenas cuida de nossas necessidades físicas, mas também garante que temos os meios para resistir aos ataques espirituais.

Conclusão

A Bíblia revela que o cuidado e a proteção de Deus são constantes e abrangentes. Ele cuida das necessidades físicas de Seus filhos, como visto em Mateus 6, e também oferece proteção espiritual, como descrito em Efésios 6. Além disso, Sua proteção não é condicional às circunstâncias; seja nos momentos de paz ou de tribulação, como no Salmo 23 e em Marcos 4, Deus está presente para guiar e proteger. Mais importante ainda, a manifestação última desse cuidado é vista na obra redentora de Cristo, o Bom Pastor que dá Sua vida pelas ovelhas.

Ao longo das Escrituras, a mensagem é clara: aqueles que confiam no Senhor podem descansar seguros em Seu cuidado soberano.

Oração: A Confiança na Proteção e Cuidado de Deus

Senhor Deus Todo-Poderoso, Pai amado e Protetor fiel, nós nos achegamos à Tua presença com corações agradecidos, reconhecendo o Teu cuidado constante em nossas vidas. Sabemos, ó Deus, que Tu és o nosso refúgio e fortaleza, aquele que nos guarda em todos os nossos caminhos, como prometeste no Salmo 91. Nós descansamos à sombra das Tuas asas, certos de que os Teus anjos nos cercam, nos protegendo de todo mal.

Pai Celestial, assim como ensinaste através de Teu Filho Jesus, nós não queremos andar ansiosos pelo dia de amanhã, pois confiamos que Tu, que cuidas dos pássaros e embelezas os lírios do campo, nos proverás tudo o que precisamos. A Ti entregamos nossas preocupações, sabendo que o Teu amor é mais do que suficiente para suprir nossas necessidades.

Senhor, mesmo quando enfrentamos os vales da sombra da morte, quando as tempestades da vida nos cercam, lembramo-nos que Tu estás conosco, como o Pastor que guia e protege suas ovelhas. Obrigado, ó Deus, por nos fazeres deitar em verdes pastos e nos conduzires às águas tranquilas, restaurando nossas almas e nos levando pelas veredas da justiça.

Jesus, Bom Pastor, louvamos-Te por Teu sacrifício, por dares a Tua vida por nós e nos guardares das armadilhas do maligno. Ajuda-nos a revestir-nos com a Tua armadura, fortalecidos na fé, protegidos pela Tua Palavra, e prontos para resistir a qualquer investida espiritual que possa nos afastar de Ti.

Ó Deus, ensina-nos a confiar cada vez mais em Ti, não apenas em tempos de paz, mas também em momentos de tribulação. Que a nossa fé em Teu cuidado e proteção se fortaleça a cada dia, sabendo que Tu és fiel para cumprir todas as Tuas promessas.

Em nome de Jesus, nosso Salvador e Protetor, nós oramos. Amém.

Nenhum comentário: