Há uma grande diferença entre praticar uma religião e experimentar um relacionamento com Deus. Há uma grande diferença entre religião e salvação. Há muitas religiões, mas um só Deus e um só Evangelho. Religião vem dos homens; "O Evangelho é o poder de Deus para a salvação por meio de Jesus Cristo". Religião é o ópio do povo; Salvação é presente de Deus ao homem perdido. Religião é história do homem pecador que precisa fazer alguma coisa para o seu deus imaginado. O Evangelho nos diz o que o Deus Santo fez pelo homem pecador. Religião procura um deus; O Evangelho é a Boa Nova de que Jesus Cristo procura o homem que se encontra no caminho errado. "Porque o Filho do Homem veio salvar o que se havia perdido" (Mateus 18:11). O Evangelho muda o ser humano por dentro por meio da presença do Espírito Santo de Deus em seu coração. Nenhuma religião tem um salvador ressuscitado, que perdoa os pecados e dá vida eterna, pois só Jesus Cristo venceu a morte. Por isso, dirija-se só a Jesus Cristo. Ele é o único que pode perdoar os seus pecados e lhe dar vida nova nesta vida e vida eterna no reino de Deus. "Crê no Senhor Jesus, e serás salvo" (Atos 16:31). "E o sangue de Jesus , Seu Filho, nos purifica de todo o pecado" (I João 1:7). Receba a Jesus AGORA em seu coração como seu Salvador e como único Senhor de sua vida. "Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações"; "Hoje é o dia da Salvação". E depois de aceitar a Cristo Ele diz: "Se me amais, guardai os meus mandamentos" (João 14:15). "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor" (João 15:10). "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele" (João 14:21).

Pesquisar No Blog:

A Mensagem da Igreja Adventista do Sétimo Dia Está Sendo Anulada Pela Doutrina Jesuíta da Inculturação e do Diálogo Inter-Religioso?

As filosofias jesuítas de inculturação e construção de pontes chegaram ao adventismo.

Por: Andy Roman

Em 15 de julho de 2021, Arturo Sosa, Superior Geral da Ordem dos Jesuítas, concedeu uma rara entrevista sobre o trabalho, a missão e a identidade dos Jesuítas. A entrevista foi conduzida pela “Alfa and Omega”, publicação católica ligada à Arquidiocese de Madrid, Espanha.  O Superior Geral Jesuíta foi questionado especificamente sobre “inculturação e construção de pontes com outras religiões” ao que ele respondeu:

“ Em primeiro lugar, eu diria que a inculturação não é uma discussão na Sociedade, faz parte da vida, e não agora, mas para sempre. É impressionante a capacidade dos jesuítas desde o início de tentarem perceber onde estavam… Isso coloca-nos perante um novo desafio: o da interculturalidade. Uma coisa é ser multicultural – ser capaz de viver culturas diferentes – e outra é ser intercultural, alcançar esse enriquecimento da diversidade porque dou o que sou e recebo dos outros. Variedade é riqueza e você tem que aproveitar … A tendência do mercado globalizado é homogeneizar porque é o que mais beneficia. A tendência de inculturação e inculturalidade é o oposto: desenvolver, manter a diversidade ”. [1]

“Incultração”, “construir pontes” e “diversidade” fazem parte da “vida” dos Jesuítas. O que tudo isso significa? Pois bem, a questão colocada ao general jesuíta Arturo Sosa sobre “construir pontes com outras religiões” foi formulada no contexto de outra entrevista que “Alpha e Omega” fez com o ex-general jesuíta Adolfo Nicolás, antecessor de Arturo Sosa. Nessa entrevista, o líder dos jesuítas cessante, Adolfo Nicolás, revelou como a “inculturação” nos ajuda a perceber as outras religiões de forma diferente. Esta é a mesma doutrina jesuíta adotada por Ganoune Diop, como veremos mais tarde . Mas agora observe como Adolfo Nicolás explica que com a “inculturação” os jesuítas conseguem passar de ver o “diabo” a ver a obra do “Espírito” de Deus em outras religiões:

“Não conseguir entender que outras religiões são o melhor que uma cultura pode oferecer. As culturas asiáticas, por exemplo, produziram o budismo: este é o seu melhor fruto. E ainda assim houve um tempo em que pensamos, eu também pensei, que essa religião era um produto do diabo, e acontece que é a obra do Espírito. Hoje nós entendemos isso melhor . ” [2]

Essa mudança de ênfase, de não ver mais o diabo para ver o Espírito de Deus, faz parte da vida e da obra dos jesuítas. É, de acordo com o atual Superior Geral Jesuíta, a vida deles, “para sempre”. Isso faz parte da mesma filosofia jesuíta de percepção versus realidade estabelecida por Inácio de Loyola, o fundador da Ordem dos Jesuítas, quando disse:

“ Para estarmos certos em tudo, devemos sempre sustentar que o branco que vejo é negro, se assim o decidir a Igreja Hierárquica ” (Inácio de Loyola, Exercícios Espirituais, Regra 13). [3]

“Para estar com a Igreja de Jesus Cristo com uma só mente e um só espírito, devemos levar nossa confiança nela, e nossa desconfiança em nós mesmos, a ponto de pronunciar a verdade que nos parece falsa, se ela decidir que é assim ”(Inácio de Loyola, Oração pela generosidade). [4]

Este é o trabalho dos Jesuítas. Eles dizem que as trevas são luz, luz são trevas, erro é verdade, verdade é erro, o diabo é o Espírito de Deus e o espírito de Deus é o diabo, contanto que sirva aos propósitos de Roma. Deus pronuncia uma desgraça para todos aqueles que se envolvem neste tipo de distorção da verdade e da realidade:

“Ai dos que chamam o mal de bem, e o bem de mal; que colocou as trevas por luz e a luz por trevas; que põe amargo por doce, e doce por amargo … Portanto, assim como o fogo devora o restolho, e a chama consome a palha, assim a sua raiz se tornará podre, e a sua flor subirá como pó: porque lançaram fora a lei do Senhor dos Exércitos, e desprezou a palavra do Santo de Israel. ” Isaías 5:20, 24.

Esta nova ênfase na distorção da realidade está nos fazendo aceitar que as diferentes religiões, seja islamismo, budismo, catolicismo romano, adoradores da Mãe Terra, espiritualismo ou paganismo, são todas parte da obra do Espírito de Deus. É exatamente isso que ensina a irmandade universal jesuíta do Papa Francisco (Fratelli Tutti). Todos serão salvos. Todos estão conectados. Nós somos todos um.

A nova ênfase ecumênica / jesuíta nos ensina a ignorar a apostasia, ignorar o pecado, ignorar o mal, ignorar a verdade e ignorar Cristo e focar apenas em nossos pontos comuns de interesse. Este engano está transformando todas as religiões em uma fraternidade mundial (Fratelli Tutti), onde todos nós agimos como se fizéssemos parte da mesma irmandade, não importa o que você acredite.

Esta é a missão desastrosa da Ordem dos Jesuítas. Eles estão distorcendo a obra de Jesus e da igreja; e, tragicamente, as igrejas estão agora procurando encontrar um terreno comum e concordar com todos os outros, diluindo o evangelho de Cristo. Isso cria um grande problema porque ainda existe o céu e ainda existe o inferno. Ainda há verdade e ainda há erro. E se permitirmos que as pessoas vivam em falsidade, erro e pecado, então realmente não os amamos, porque estamos colocando em risco sua salvação por não proclamar a eles a plenitude do evangelho eterno.

Nos últimos 60 anos, essas idéias jesuítas proliferaram. Suas propostas se infiltraram em todas as igrejas com a heresia mortal que diz que não importa a qual religião você pertence, porque todos são especiais e únicos e todos serão salvos de qualquer maneira. Muitos líderes adventistas do sétimo dia têm trabalhado durante anos para encontrar um terreno comum com as outras igrejas. Eles estão comprando a mentira que diz: “Para alcançar a paz e a unidade mundiais, temos que parar de enfatizar nossas diferenças e focar apenas em nossas crenças comuns”. E isso também é o que Ganoune Diop abraçou e está ensinando não apenas para os adventistas, mas também para o mundo inteiro.

Construindo Pontes, Entendendo Religiões, Ver de Forma Diferente e Diálogo Mortal

Ganoune Diop, Diretor de Relações Públicas e Liberdade Religiosa da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia, tem promovido as mesmas idéias jesuítas de inculturação e construção de pontes. Isso é o que ele faz. O Conselho Nacional de Igrejas, por meio de seu veículo oficial, a Associated Church Press, descreveu o trabalho e a missão de Ganoune Diop. Ganoune Diop expressou o seguinte durante uma convenção anual de comunicadores religiosos:

  • A crença de que todos os seres humanos foram criados à imagem de Deus é a razão mais poderosa para construir pontes de entendimento entre as religiões.
  • Se acreditamos nisso, passamos a olhar as pessoas de forma diferente ( Nota do Editor: Esta é a mesma inculturação e terminologia jesuíta adotada pelos superiores gerais jesuítas Adolfo Nicolás e Arturo Sosa quando afirmaram que não deveríamos mais ver o demônio, mas o Espírito de Deus )
  • O amor de Deus é o que nos motiva a construir pontes.
  • Diop comparou os construtores de pontes inter-religiosas de hoje à união de nações após a devastação da Primeira e Segunda Guerras Mundiais. As Nações Unidas foram fundadas, disse ele, por pessoas que decidiram: “Em vez de lutarmos uns contra os outros, vamos construir algo”.
  • Para construir uma ponte, acrescentou, “precisamos saber quem está na outra margem”. Isso significa ir além de rótulos como judeus, muçulmanos, hindus, etc., para entender “as pessoas por trás dos nomes”.
  • “Construímos pontes para ter um espaço onde as pessoas possam se comunicar”, acrescentou.
  • Diop apresentou Jesus Cristo como o modelo para aqueles que buscam construir relacionamentos inter-religiosos . [5]

Ganoune Diop também produziu um DVD apelando para “ construir pontes e identificar áreas de entendimento comum ” com “ Budismo, Hinduísmo, Islã, Judaísmo e Cristianismo ” (Roma). O título do DVD é “Compreendendo as religiões mundiais e as culturas contemporâneas” e está disponível na AdventSource, o centro oficial de recursos de liderança da Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Norte. [6]

A verdadeira mensagem adventista do sétimo dia torna-se nula e sem efeito quando abraçamos as doutrinas jesuítas de inculturação e construção de pontes. A noção de que o adventismo é apenas uma opção entre muitas, que não são necessários mais avisos contra a apostasia e que o trabalho de encontrar um terreno comum é mais importante do que enfocar nossas diferenças está tendo um impacto negativo em nossa missão. O que aconteceu nos últimos 60 anos é que o diálogo inter-religioso substituiu o evangelismo real.

O diálogo é a forma como queremos alcançar o mundo. Falar aos outros sobre o que eles acreditam e o que acreditamos é a nova missão. Após esses encontros de construção de pontes, os diferentes líderes religiosos dizem: “Agora você sabe no que eu acredito e eu sei no que você acredita, então vamos todos para casa e permanecer amigos”.

NÃO é assim que devemos interagir com o mundo. Fomos chamados para proclamar o evangelho e buscar batizar almas e trazer a salvação. Dialogar não é proclamar. O diálogo fez com que muitos parassem de proclamar a plenitude do evangelho eterno e das Três Mensagens Angélicas, incluindo a marca da besta, o selo de Deus, o chifre pequeno, o julgamento investigativo, a mensagem do santuário e a necessidade de chamar as pessoas fora da Babilônia.

Não estamos mais agindo como Jesus que proclamou: “ O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo: arrependei-vos e crede no evangelho”(Marcos 1:15). Não. Tudo o que alguns adventistas do sétimo dia querem fazer é falar sobre todas as coisas boas que o Vaticano e outras igrejas estão fazendo, mesmo enquanto Roma está impondo seu vinho mortal sobre o mundo. Por que não podemos ver isso? Quando os adventistas dialogam com Roma, não se fala sobre erro, pecado, apostasia ou arrependimento. Por que é que? Jesus realmente proclamou a verdade e foi odiado e rejeitado; mas não por todos. Os apóstolos também proclamaram o evangelho. Eles também expuseram heresia mortal. Os corações das pessoas foram “cortados”, milhares foram batizados, pecadores se arrependeram e a salvação foi obtida (Atos 2: 37-41). E nesta última geração, as pessoas têm o direito de ouvir a mensagem de advertência final de Deus sobre a salvação. Eles devem ter a oportunidade de responder às Mensagens dos Três Anjos.

O problema hoje, graças aos Jesuítas, é que esquecemos que nosso primeiro dever para com aqueles que estão fora de nossa fé é proclamar a mensagem de advertência final de Apocalipse 14: 6-12. Jesus, Paulo, Pedro e a igreja primitiva pregaram o evangelho do arrependimento aos não-cristãos. Nossos pioneiros adventistas enviaram missionários ao redor do mundo para proclamar o evangelho eterno aos não-adventistas, não para dialogar com pagãos.

Há uma atitude de indiferentismo mortal em relação às verdades reveladas e imutáveis ​​de nossa fé adventista do sétimo dia histórica. Os ensinos autorizados da palavra de Deus não são o problema. O problema está em muitos de nossos líderes. Há um esforço planejado para aplicar mal, reinterpretar e representar mal nossos ensinamentos históricos. Se não identificarmos esse problema, se não rejeitarmos as falsas filosofias jesuítas de inculturação e construção de pontes, e se não nos livrarmos de todos os jesuítas e líderes treinados por jesuítas que promovem suas heresias mortais, nunca será capaz de recuperar nossa vocação e voltar aos trilhos.

Jesus nunca nos disse para assumir que todos são salvos. Cristo nos ordenou evangelizar o mundo com a plenitude do evangelho para que as almas pudessem ser batizadas e experimentar a salvação (Mateus 28: 19-20). Também recebemos o mandamento de chamar pessoas para fora da Babilônia para que se tornem parte do povo que guarda os mandamentos de Deus nestes últimos dias. Mas essa ênfase sagrada está sendo revertida por certos “atores” hoje.

O que acontecerá se continuarmos neste caminho? Acabaremos acreditando que não importa se somos adventistas, católicos ou evangélicos. Uma vez que todos nós compartilhamos os mesmos valores básicos comuns, isso é realmente tudo o que importa. Se isso for verdade, então o que acontecerá quando os adventistas do sétimo dia forem pressionados a violar esse sábado durante a marca da besta? Se não importa em que acreditamos e se todos vamos ser salvos de qualquer maneira, o que acontecerá quando enfrentarmos a ameaça de morte por não aceitarmos a marca papal da apostasia? Vamos abandonar a fé porque, afinal, isso não importa; todas as religiões são iguais. Tragicamente, é para lá que os Jesuítas estão tentando nos conduzir.

A ÚNICA missão confiada a nós como adventistas do sétimo dia é levar a salvação às almas por meio da pregação do evangelho eterno de Apocalipse 14. Como o mundo receberá a salvação? É somente quando os fiéis comunicam a mensagem de Deus ao mundo. Tanto o evangelho quanto a pregação da plenitude do evangelho foram instituídos pelo próprio Cristo. Sem esses dois componentes, a salvação seria impossível. A verdade deve ser proclamada com ousadia, sem medo e hesitação.

“Pois, embora eu pregue o evangelho, não tenho nada de que me gloriar; porque a necessidade me é imposta; sim, ai de mim, se eu não pregar o evangelho! ” 1 Coríntios 9:16.

Referências:

[1]https://alfayomega.es/arturo-sosa-sj-despojemonos-de-la-seguridad-de-que-lo-sabemos-todo/

[2] https://alfayomega.es/en-todo-esta-dios-y-en-todo-se-encuentran-signos-de-su-presencia/

[3] https://www.ccel.org/ccel/ignatius/exercises.xix.v.html

[4] https://www.heartablaze.com/ignatius-of-loyola/

[5]   https://www.theacp.org/2017/05/01/bridges-between-faiths-are-more-necessary-than-ever-dr-ganoune-diop-tells-religious-communicators/

[6]https://www.adventsource.org/store/adult-ministries/personal-ministries/understanding-world-religions-and-contemporary-cultures-36433

Nenhum comentário: